Normas para elaboração do artigo


O artigo poderá ser um Relato de Experiência ou um Relato de Pesquisa.
Em qualquer um dos casos os procedimentos deverão ser fundamentados cientificamente. 
Mínimo de 10 e máximo de 15 páginas. Veja  Normas para envio do artigo completo no outro link.
TÍTULO: O título precisa fazer referência ao conteúdo e ser atrativo. Poderá mencionar desde o problema até os resultados ou proposições com relação à solução do problema socioambiental identificado.

NOME DOS AUTORES: sobrenome em maiúsculo, seguido das iniciais dos primeiros nomes. Cada nome deve conter nota de rodapé com as informações conforme normas de envio.
PALAVRAS-CHAVE: termos mais importantes entre as idéias que quer reunir a respeito do problema e/ou da resolução. Máximo 4.
INTRODUÇÃO: Mencione a Área de estudo: refere-se à área de estudo que escolheram para analisar o problema. Justificativa: descreva o que levou a escolher este assunto. Por que ele é importante e merece atenção. Se já realiza estudo a respeito, onde, com quem e a quanto tempo. Isto é, qual é o contexto: espaço, tempo e sujeitos envolvidos. O problema socioambiental e/ou de gestão: descreva-o em um parágrafo no máximo, com objetividade. Aborde o contexto do problema descrevendo os envolvidos [lembre que sempre haverá uma rede de relações; não há somente uma categoria de sujeitos envolvidos], o espaço geográfico, isto é, o lugar onde as coisas acontecem e o tempo histórico, a história do lugar, dos sujeitos, do problema.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: informações e argumentos, científicos, com Referências, a respeito dos conceitos envolvidos para descrever, denunciar e validar a existência do problema. Aqui você precisa de obras e autores de referência da área, pesquisas já realizadas e propostas de resolução já testadas, etc. Cada um irá aprofundar como puder. A qualidade deste item será dada pelo esforço e condições de cada um. Lembre-se de que este item será importante para validar o trabalho como acadêmico. É preciso sintetizar e mostrar o que é mais importante fundamentar, focando o problema. Informações periféricas em excesso, que desencaminham as idéias centrais, podem levar à falta de objetividade. Isto é, podem distanciar dos objetivos da pesquisa.

OBJETIVOS: definir aqui no mínimo 3 objetivos gerais e 3 específicos que indicam o que você pretende/pretendia descobrir a respeito do problema identificado, a propor soluções e a contribuir para o debate a respeito do mesmo. Observe que se vai relatar experiências estas também são resultados de objetivos prévios. Diga quais eram.

METODOLOGIA: Definir se estes procedimentos pendem mais para a Pesquisa Qualitativa ou para a Quantitativa e qual o (os) autor (es) que sustentam esta escolha. Definir quais procedimentos utilizou para chegar a estas idéias e quais pretende utilizar para dar continuidade, como para a identificação do problema (epistemológico, institucional e pedagógico), para interagir com os sujeitos envolvidos, para delimitar o espaço (lugar onde o problema acontece) e o tempo (história do problema e envolvidos), para alcançar os objetivos, para analisar os resultados. Exemplos de procedimentos: observação, entrevistas, questionários abertos ou fechados, revisão bibliográficas e outros. Estes já servem para começar.

RESULTADOS: apresentar os resultados obtidos até o momento, com relação ao alcance dos objetivos e a análise crítica possível.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: aqui serão apresentadas as impressões gerais de toda a caminhada. Dependendo do estágio de desenvolvimento da pesquisa poderão ser elaboradas algumas hipóteses  para a continuidade dos estudos ou propostas de resolução do problema já testadas.

REFERÊNCIAS: aqui serão relacionados textos e autores citados no artigo.

Bom trabalho! Sei que são capazes!